A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do deputado Fábio Tardin (PSB), realizou, na noite de quinta-feira (17), sessão especial para entrega de títulos de cidadão mato-grossense e moção de aplausos às personalidades das mais diversas áreas de atuação que contribuem para o desenvolvimento do estado.
Entres os homenageados, policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso, no município de Várzea Grande; membros da diretoria da União Várzea-Grandense de Associação de Bairros (Univab); presidentes de bairros de Várzea Grande e dois karatecas do município de Nova Mutum, que receberam premiações no Campeonato Nacional e na Copa Internacional de Karate-Dô Tradicional, realizados em Salvador, na Bahia.
Cento e dez pessoas foram homenageadas com moções de aplausos. Cilso da Cruz Filho é uma delas. Presidente do bairro 15 de Maio, em Várzea Grande, a comunidade conta com 500 famílias em 37 anos de existência.
"Agradeço essa honraria, pois para mim é um orgulho. Fico muito feliz, é muito gratificante", declarou Cilso, ao dizer que ainda este ano moradores do bairro irão receber as escrituras definitivas dos terrenos, uma luta de décadas que tem a contribuição do Parlamento.
Doze policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso (BPMMT), no município de Várzea Grande, também receberam moções de aplausos. Eles participaram do resgate de uma vítima mantida em cativeiro no bairro Novo Mundo, em Várzea Grande.
O comandante do BPMMT, tenente-coronel Gleber Candido Moreno, afirmou que "quando recebemos homenagem de uma Casa de Leis é uma honra, já que ela representa o povo, e quem ganha é a corporação e a população, que tem por meio de nós um trabalho feito em prol do cidadão".
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Os irmãos gêmeos Gerson Nicolau Filho e Sandro Eduardo Nicolau Filho são karatecas e têm 10 anos. Eles falaram sobre a emoção de serem reconhecidos pelas premiações no Campeonato Nacional e na Copa Internacional de Karate-Dô Tradicional.
Gerson e Sandro trouxeram medalhas para Mato Grosso e falaram da emoção em estar na Assembleia Legislativa recebendo homenagens pelo esforço que tiveram nos campeonatos. "O que não falta no esporte é campeão. Ser campeão é vencer com garra ou perder lutando", disse Gerson, que iniciou o karatê aos 5 anos.
Outra homenageada da noite foi a investigadora de polícia Sandra Amorim Tavares. Há 37 anos em Mato Grosso, desses, 15 anos dedicados ao serviço público. Ela conta que aqui constituiu família e sua carreira.
"Esse título de cidadã mato-grossense veio consolidar um sentimento que estava em meu coração. Fui muito bem acolhida, conheci aqui meu esposo, tive meus filhos, meu emprego e eu amo tudo que essa terra me proporcionou em todos esses anos", declarou.
O requerente da sessão especial, deputado Fábio Tardin, lembrou que as honrarias são concedidas às pessoas que prestaram relevantes contribuições a Mato Grosso. "Hoje homenageio essas pessoas que são destaques no estado. Seja salvando vidas, em evidência no esporte, presidentes de bairros que recebem diuturnamente demanda da vizinhança e, o mais importante, fazem um serviço voluntário".
O parlamentar acrescentou ainda que "muitos chegaram em nosso estado e iniciaram carreira, constituíram família e contribuíram com o desenvolvimento da região, e hoje estão sendo recompensados com essas homenagens", justificou o parlamentar.