Foi sancionada a Lei Municipal n° 5101/2023 que dispõe sobre a política de diagnóstico da síndrome da depressão na rede pública de VĂĄrzea Grande. A proposta é de autoria do vereador Hilton Gusmão Alves (PV).
Conforme o parlamentar, são objetivos da norma: detectar a doença ou evidĂȘncias de que ela possa vir a ocorrer, visando prevenir seu aparecimento; efetuar pesquisas visando ao diagnóstico precoce da depressão e seus distúrbios; evitar ou diminuir as graves complicações para a população decorrentes do desconhecimento acerca da depressão e seus tipos; aglutinar ações e esforços tendentes a maximizar seus efeitos benéficos; identificação, cadastramento e acompanhamento de pacientes da rede pública municipal diagnosticados com depressão; conscientização de pacientes e de pessoas que desenvolvam atividades junto às unidades de saúde municipais e privadas quanto aos sintomas e à gravidade da doença.
"Considerada por muitos especialistas como o mal do século, a depressão estĂĄ em evidĂȘncia na mídia, principalmente nos casos de pessoas que tĂȘm o desejo de tirar a própria vida. A depressão, atualmente, deve ser prioridade da saúde pública. Agradeço os nobres colegas pela aprovação e o prefeito Kalil Baracat pela sanção", disse Gusmão.
Estivemos em Brasília buscando melhorias para a nossa população, principalmente sobre a duplicação da Rodovia dos Imigrantes. A luta continua para que esse importante benefício chegue à nossa população.