Foi sancionada a Lei Municipal n° 5064/2023 que dispõe sobre a implantação do programa permanente de conscientização e encaminhamento para tratamento de crianças com pé torto congênito por meio do método Ponseti. A norma é de autoria do presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, o vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho (UB).
Conforme o parlamentar, é fundamental instituir o tratamento desde o diagnóstico precoce e início do tratamento nas primeiras semanas de vida, com o intuito de aproveitar a elasticidade favorável dos tecidos para a correção de deformidades.
Na justificativa da Lei, o vereador cita que cerca de 200 mil crianças nascem com a deformidade na maioria dos países em desenvolvimento onde a taxa de natalidade é mais alta.
"Fui procurado pelo médico Leonardo Bussiki, junto com os pais de crianças que nasceram com esse problema, para que eu apresentasse essa legislação e vi a importância de defender essa causa. Agradeço os amigos vereadores pela aprovação e o prefeito por sancionar. Vamos continuar cobrando do Poder Executivo para que realmente seja colocado em prática", relata Tolares.