Novos e novas atendentes que irão atuar nos postos da Justiça Eleitoral instalados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e no Fórum de Cuiabá passaram por um treinamento nesta terça-feira (19.03). Foram repassados conteúdos teóricos e práticos, além de informações sobre legislações relacionadas aos atendimentos.
Os novos postos de atendimento já estarão à disposição da população a partir do dia 02 de abril. Na ALMT, o horário será de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, inicialmente e, posteriormente, a previsão é que o horário seja estendido para 8h às 17h. Já no Fórum de Cuiabá, o atendimento será das 12h às 18h, também de segunda a sexta-feira.
O chefe de cartório da 39ª Zona Eleitoral, Armando Sussia Rosa, responsável por conduzir a parte teórica, explicou que o conteúdo é fundamental para o desenvolvimento das atividades. "Foram repassados aspectos da legislação, procedimentos de atendimento mesmo, alguns casos específicos, questões relacionadas à documentação, o porquê que a pessoa foi convocada também para fazer esse atendimento. Embora eles tenham contato com o atendimento neste treinamento, eu solicitei aos órgãos que eles fiquem pelo menos um dia aqui atendendo mesmo, que é a parte mais importante".
De acordo com a responsável pela parte prática do treinamento, a coordenadora da Central de Atendimento da Casa da Democracia, Wilma Seixas, esse primeiro contato visa criar uma familiaridade dos e das novas atendentes com os sistemas da Justiça Eleitoral. "Tivemos hoje um treinamento prático rápido, mas a gente quer que eles venham outros dias para ter um treino mais efetivo, porque o sistema tem mudado muito, e é importante saber lidar com essas mudanças. Por exemplo, nós estamos trabalhando com dois sistemas, o ELO 22 e o ELO 4, e quando a pessoa não tem contato com o sistema, ela não consegue definir quais as funções ela vai em cada sistema, por isso a prática é fundamental", destacou.
Trabalhando pela democracia
Simone de Moura Viana é servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e passará a atender eleitores e eleitoras a partir do dia 02 de abril. Anteriormente, ela já desempenhou a função de atendimento ao público, durante um ano, no posto de confecção de Registro Civil da ALMT. "Apesar de também oferecer atendimento ao públicol, o sistema é sempre diferente, o da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) é um, o do TRE é o outro, então acaba sendo uma novidade e um aprendizado muito importante. Para mim, está sendo maravilhoso esse dia, esse momento de treinamento".
Servidor do Tribunal de Justiça (TJMT) há 35 anos, João Márcio Campos também atuará no posto de atendimento que será instalado no Fórum de Cuiabá e participou da capacitação. "No momento não estou no atendimento ao público, mas já trabalhei nesta área. Foram repassadas muitas informações no treinamento, mas não deixa de ser um desafio, e eu pretendo vir e fazer o atendimento aqui um dia para de fato aprender como funciona e aplicar a teoria. Acho muito importante participar dessa força-tarefa da Justiça Eleitoral, para ajudar o país, as pessoas, e eu espero conseguir pelo menos, assim, ter uma boa participação", afirmou.
Além das 13 pessoas designadas pelos órgãos parceiros, participaram também dois servidores(as) que passaram a integrar os cartórios das 1ª e 51ª Zonas Eleitorais de Cuiabá.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra uma sala com algumas carteiras, nas quais estão sentadas as pessoas participantes do treinamento, que aparecem de costas. De frente para elas, aparece o chefe de cartório, Armando Sussia Rosa, de pé, vestindo uma camiseta polo na cor verde, utilizando óculos de grau e crachá e fazendo gestos com as mãos. Atrás dele, tem um projetor fixado à parede. Ao final da matéria, tem mais fotos do treinamento teórico e prático.
Fonte: TRE – MT