Em uma semana, 340 vítimas de violência doméstica foram atendidas e 47 agressores presos em flagrante em MT
Por Oficial Notícias em 15/03/2024 às 11:08:36
Nos oito primeiros dias de ações da Operação Nacional Ătria, em Mato Grosso, a Polícia Civil prendeu 47 autores de crimes de violĂȘncia doméstica e realizou ações educativas que alcançaram um público de quase 1,4 mil pessoas, além de atendimentos a 340 vítimas mulheres.
As atividades, realizadas em todas as 15 regionais da Polícia Civil, tĂȘm foco nas ações de amparo e instrução às vítimas de violĂȘncia e ainda na investigação e responsabilização criminal dos autores.
Os atendimentos incluíram ainda visitas às mulheres assistidas pelo programa Ser Família Mulher, programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, que concede um auxílio-moradia às vítimas de violĂȘncia doméstica que tenham medida protetiva e estejam em vulnerabilidade socioeconômica.
As ações da Operação Ătria são organizadas pela Coordenadoria de Enfrentamento à ViolĂȘncia Contra a Mulher e VulnerĂĄveis da Polícia Civil. O trabalho da instituição conta com o engajamento das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher que levaram a experiĂȘncia profissional às mais diversas cidades e empresas de Mato Grosso com palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e como funciona a rede de proteação e enfrentamento à violĂȘncia.
Números parciais da Operação em MT 340 vítimas atendidas 279 boletins de ocorrĂȘncia registrados 218 inquéritos concluídos 193 inquéritos instaurados 187 medidas protetivas de urgĂȘncia 47 prisões em flagrante 13 mandados cumpridos (prisões e buscas) 05 armas de fogo apreendidas
Planejada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Ătria foi deflagrada em todo país no dia 1o de março, nas 27 unidades da federação.
Coordenadoria de Enfrentamento à ViolĂȘncia Contra a Mulher e VulnerĂĄveis
Instituída pela Lei Complementar 787, de janeiro deste ano, a coordenadoria tem como nova função dentro da Polícia Civil promover o alinhamento de políticas públicas e ações preventivas no âmbito da violĂȘncia doméstica e familiar.
Subordinada à Diretoria-Geral Adjunta, a coordenadoria concentra as informações e orientações das demandas relacionadas às temĂĄticas e públicos prioritĂĄrios. Um dos focos principais da nova coordenadoria é interiorizar a qualificação no atendimento as vítimas de violĂȘncia de gĂȘnero contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiĂȘncias, população LGBTQIA e discriminações raciais.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou, nesta sexta-feira, uma operação que visa cumprir dez mandados de busca e apreensão relacionados a influenciadores digitais que estariam envolvidos em um esquema irregular de sorteios de rifas nas redes sociais.
Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) indicam que, a cada três horas, um médico é vítima de violência enquanto trabalha em um estabelecimento de saúde público ou privado no Brasil.
Lucas Lucco compartilhou com seus seguidores no Instagram que foi vítima de um roubo em Amsterdã, na Holanda, onde se encontrava para participar de uma corrida.