entrega doações para associações de materiais recicláveis

Por Oficial Notícias em 26/02/2024 às 12:25:35

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizou a entrega de 15 lotes de bens móveis para várias entidades filantrópicas. As doações foram finalizadas nesta segunda-feira (20.02) e contemplaram quatro instituições: Sociedade Hípica Cuiabana, Associação Exército de Cristo, Associação Renascer e Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (ASMATS).

O desfazimento de bens móveis está previsto no Edital Nº 01/2023. A Comissão responsável pelo desfazimento, em conjunto com a Seção de Patrimônio do TRE-MT, separou 15 lotes, cujos bens foram classificados como irrecuperáveis, obsoletos, ociosos, antieconômicos, entre outros. Entre os itens doados estão cadeiras, notebooks, impressoras, fragmentadoras, aparelhos de ar condicionado e monitores de vídeo.

"Irrecuperável é quando queima um compressor do ar condicionado, por exemplo, só servindo para catadores fazerem a devida separação seletiva. O ocioso seria um móvel que não se usa mais, como ocorreu com escaninho, que estava bem conservado, porém, nós colocávamos os processos físicos, hoje modernizamos e usamos o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Já os obsoletos são aqueles que estão com tecnologias ultrapassadas", explicou o chefe da Seção de Patrimônio do TRE-MT, Alexsandro Delcio Mateus.

Entre as entidades que receberam as doações está a Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (ASMATS). Durante a entrega, realizada no dia 09 de fevereiro, a presidente da Associação, Icleides de Jesus Basílio, se emocionou com os materiais recebidos. "Nós, depois que o lixão fechou, não tínhamos mais como nos sustentar. Aí surgiu a associação para trabalhar, temos 95 catadores cadastrados e, com isso, ajudamos o meio ambiente. Quando recebi a ligação do TRE para levar a documentação e retirar a doação, fiquei muito feliz e me emocionei".

Ela, que tem 71 anos de idade e está na ASMATS, localizada em Várzea Grande, desde a fundação, em 2016, ressaltou a importância da doação para a entidade e os catadores e catadoras. "Quando ouvi que a doação era nossa me encheu de alegria, pois, atualmente não possuímos barracão e utilizamos eco pontos. Estamos buscando parcerias para adquirir nosso espaço e fazermos a coleta de reciclados em órgãos das esferas municipal, estadual e federal", afirmou a presidente da ASMATS.

Sustentabilidade no Tribunal

O TRE-MT possui eco ponto ambiental, que recebe pilhas, materiais eletrônicos, remédios e também tampinhas de produtos, para destinar à reciclagem e/ou descarte correto. A ação faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS), que prevê a educação ambiental entre servidores e servidoras, prestadores e prestadoras de serviços e eleitores e eleitoras.

Só durante o mês de janeiro de 2024, a Seção de Administração de Edifícios (SAE) recolheu mais de 380 kg de resíduos produzidos no TRE. Entre eles, foram 291kg de papelão, 41kg de papel, 4kg de pilhas, entre outros. Segundo a chefe da SAE, Avanir de Carvalho Corrêa, é realizada a coleta seletiva, na qual servidores e servidoras participam, fazendo o descarte de mais de 73kg de papelão e mais de 7kg de garrafas pet.

"O nosso Tribunal se preocupa com a qualidade do meio ambiente, por meio de ações que implementam a educação ambiental e qualidade de vida aos servidores e servidoras desta casa democrática. Este e outros critérios renderam ao TRE-MT o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça, por meio da concessão do Selo Ouro, dentro do Prêmio CNJ de Qualidade 2023", pontuou Avanir Corrêa.

Jornalistas: Laura Gonçalves Quadros e Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto em que três pessoas aparecem carregando os materiais doados até um veículo com carroceria, no estacionamento do TRE-MT. Entre elas, está a presidente da ASMATS, Icleides de Jesus Basílio.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Comunicar erro

Comentários