O deputado estadual Fabio Tardin "Fabinho" (PSB), apresentou nesta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um Projeto de Lei (PL), que propõe a instalação de portais com detector de metal nas escolas estaduais de Mato Grosso.
Fabinho explicou que a proposta surgiu após a repercussão nacional do caso em que um aluno matou a professora com golpes de faca, dentro de uma escola pública, localizada na zona oeste de São Paulo.
"Infelizmente, diversos atentados desta natureza, estão ocorrendo no país. A instalação dos detectores vai inibir a entrada de metais nos estabelecimentos de ensino, evitando que esse tipo de tragédia aconteça em Mato Grosso. Nós, parlamentares, precisamos trabalhar no combate e na prevenção destes atos criminosos", disse Fabinho.
De acordo com a justificativa do PL, em Mato Grosso, 78% das unidades estaduais tiveram registros de violĂȘncia no ano passado. "Portanto, para que medidas de segurança e de preservação à vida sejam implementadas, é importante equipar as escolas com sistemas modernos e eficazes na prevenção, a exemplo dos aparelhos de detecção de armas ou instrumentos com potencial de agressão", conclui o texto da proposta.