O deputado estadual Fabio Tardin "Fabinho" (PSB), apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 874/2023, que institui o Programa Cozinha Solidária, com objetivo de fornecer alimentação gratuita à população em situação de vulnerabilidade social no Estado.
Na avaliação do deputado, a proposta é de suma importância para efetivação dos direitos do cidadão, além de promover o resgate social. "Essa iniciativa visa assistir aqueles que mais precisam desse amparo alimentar, que são os moradores em situação de rua e a população de baixa renda. A proposta vai subsidiar alternativas para o enfrentamento à fome, garantindo a melhoria na qualidade de vida da população", disse Fabinho.
Segundo consta na justificativa da proposta, a insegurança alimentar atinge 63% das famílias de Mato Grosso, e o Estado lidera o ranking da fome na região Centro-Oeste. As informações são de um estudo divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN).
"A presente propositura é de extrema urgência e relevância para o combate ao fenômeno "fome", cada vez mais encorpado e agravado pelos efeitos da crise econômica que trouxe consequências desastrosas para a população vulnerável do Estado de Mato Grosso", frisa trecho do documento.