Sucateamento do São Benedito e mortes foram tragédias anunciadas pela Comissão, diz vereador

Por Oficial Notícias em 15/02/2024 às 14:24:28

O&nbsp vereador&nbsp e membro da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Cuiabá, Sargento Vidal (MDB) enfatizou que o sucateamento e o aumento do número de mortes ocorridas no Hospital Municipal São Benedito anunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), já era uma tragédia anunciada, uma vez que a Comissão, representadas além dele, pelo presidente da Comissão, Wilson Kero Kero (PMB) e o também membro, Ricardo Saad (PSDB) foram ao local fiscalizar o trabalho realizado na unidade de saúde pelo Gabinete de Intervenção.
Vidal lembrou que durante o período de intervenção na saúde municipal, que perdurou de março a dezembro de 2023, diversas denúncias chegaram até o seu gabinete e também na Câmara Municipal, citando o descaso da Intervenção com a saúde pública.
As mortes no Hospital São Benedito de acordo com um relatório apresentado pelo prefeito, tiveram um aumento de 86%. Conforme o levantamento, a unidade hospitalar registrou 202 óbitos entre 15 de março e 31 de dezembro, sendo que no mesmo período de 2022, foram 105.
Na tribuna, Vidal denunciou que o hospital que chegou a ser referência nos atendimentos de neurologia e ortopedia de média e alta complexidade estava sofrendo um "desmonte" por parte do Gabinete de Intervenção que foi nomeado pelo governador Mauro Mendes (União) e ainda, que objetivo do gestor com a Intervenção era resolver a demanda reprimida do Estado, sufocando as de Cuiabá.
"A Intervenção desmontou o São Benedito – que foi criado pelo próprio Mauro Mendes, com olhos nas contratualizações junto ao Ministério da Saúde unidade já que estão construindo o hospital estadual em Cuiabá. Foi por isso que deixou de realizar os atendimentos de referência dentre eles cirurgias inéditas, como de mal de Parkinson"s e as de neuro e&nbsp ortopedia de média e alta complexidade", disse.&nbsp
A Comissão também chegou a denunciar que o Programa SOS AVC – implantado pela gestão Pinheiro como porta aberta e imediata de atendimento aos acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral- AVC também não estava mais sendo realizado no São Benedito. Além disso, avisaram que o desmonte seguiu para a Central de Regulação.&nbsp
Vidal enquanto membro da comissão de saúde cobrou providências por parte dos órgãos competentes.
"Fomos in loco acompanhar a veracidade das denúncias e todas foram constatadas e inseridas em ofícios onde pedíamos providências. Então os números que o prefeito Emanuel Pinheiro apresentou, não foi surpresa para nós que acompanhamos o sucateamento e desserviço do Gabinete Interventor.&nbsp
Além disso, eles transformam a Central de Regulação em estadualizada para resolver o problema crônico do governo nos municípios e sacrificar as demandas de Cuiabá. Ou seja, as mortes foram "prenunciadas" e caso não haja apoio dos órgãos de controle, o desserviço da Intervenção poderá incorrer em mais mortes", ressaltou o vereador.
Por fim, Vidal indaga de quem será a responsabilidade das vidas perdidas por falta de atendimento adequado e pelo péssimo serviço feito pela intervenção.
"Agora eles devolveram a saúde ao município, e diversas irregularidades estão vindo à tona, e aí eu pergunto, quem vai se responsabilizar pela ingerência? O governo? A interventora? A SES? Providências precisam ser tomadas, e enquanto vereadores iremos cobrar uma atitude, seja do Ministério Público, TCE ou da polícia", completou Vidal.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Comunicar erro

Comentários