Fabinho apresenta Projeto que institui Plano de Contingência para amenizar o calor em MT

Por Oficial Notícias em 11/11/2023 às 11:09:50

Entre as principais ações, o PL prevĂȘ linhas de crédito para compra de aparelhos de ar-condicionado

Com objetivo de amenizar os impactos das altas temperaturas registradas anualmente em Mato Grosso, o deputado estadual Fabio Tardin "Fabinho" (PSB), apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nÂș 2159/2023, que institui o Plano de ContingĂȘncia para Ondas de Calor, visando promover ações alternativas, proporcionando melhores condições de saúde à população.

Fabinho explicou que entre as ações previstas no projeto, estão o subsídio de linhas de crédito para a população de baixa renda, possibilitando a aquisição de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, além da ampliação dos benefícios da Tarifa Social de Energia Elétrica, nos meses de maiores índices de calor.


"A população de baixa renda é a mais afetada pelo calor extremo, com moradias precĂĄrias, falta de acesso à eletrodomésticos de resfriamento e as altas taxas de energia, contribuem para a vulnerabilidade neste período. Sem falar, nas pessoas em situação de rua, crianças e idosos que também estão entre os grupos mais vulnerĂĄveis, e de acordo com as estimativas a tendĂȘncia do calorão, é piorar", disse o deputado.


Sobre outros importantes benefícios que constam na proposta, Fabinho destacou a "climatização de 100% das Escolas Públicas do Estado; o fornecimento de kits de proteção contra o calor (bonés, protetores solares, etc); além de viabilizar a abertura de tendas em pontos estratégicos da cidade, com a oferta de ĂĄgua e espaços ventilados para permanĂȘncia da população durante o dia".



Nova Onda de Calor


De acordo com a previsão do instituto "ClimaTempo", as temperaturas vão subir nos próximos dias em CuiabĂĄ e os termômetros poderão registrar até 48°C. A expectativa é de que as temperaturas quebrem o recorde histórico em novembro, com mĂĄximas que podem subir até o fim do mĂȘs

Comunicar erro

ComentĂĄrios