O deputado estadual Fabio Tardin "Fabinho" (PSB), apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 1408/2023, visando garantir uma alimentação de qualidade e acessível para pacientes e seus respectivos acompanhantes, que aguardam consultas e exames na rede pública de saúde.
Fabinho explicou que o Programa contará com o fornecimento de três refeições diárias, sendo café da manhã, almoço e jantar, com a cobrança de um valor simbólico por cada refeição.
"A ideia do projeto é trazer para Mato Grosso o modelo que já está em funcionamento no estado de São Paulo, criado no ano 2000, com objetivo de oferecer refeições balanceadas e de baixo custo para as pessoas que aguardam atendimento, proporcionando mais dignidade e segurança alimentar à população nos hospitais públicos", disse Fabinho.
A gestora do 1º restaurante implantado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) em São Paulo, Regina Augusto, contou que na época em que foi inaugurada, a unidade superou todas as expectativas, chegando a servir durante o dia, em média 1.800 almoços e aproximadamente 500 cafés da manhã, no local, mesmo sucesso que o deputado espera para Mato Grosso.
Vale ressaltar que em São Paulo, o restaurante está em funcionamento até os dias atuais, além da iniciativa ter sido expandida pelo Governo, para outros municípios paulistas.